terça-feira, 22 de abril de 2014

Projeto pedagógico Abordagem da Temática Ind[igena na Escola

Projeto pedagógico de como abordar a temática indígena na escola


Transformando a Realidade: Projeto Pedagógico de Abordagem das Culturas e História dos Povos Indígenas
 Temática: Indígena na Escola
Nome da Escola Municipal Benício dos Reis
 Público alvo: Alunos do 2º ano – Ensino Médio
Duração: um (o1) ano - 30 aulas
Matéria: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação
Justificativa: Educar para o respeito à diversidade sócio cultural e maior compreensão no diálogo dessa construção, transportando, assim, a realidade cultural distante para um conhecimento real palpável.
Objetivo Geral:
 Conhecer realidades culturais estranhas ao conhecimento diário da “sociedade convencional” proporcionando espaço de convivência multicultural.
Objetivos Específicos:
. Viabilizar um conhecimento mais  real e amplo quanto à realidade indígena;
. Identificar  técnicas de abordagens comunicativas de entrosamento cultural;
.Debater conceitos e atritos existentes entre as diferenças culturais e quanto à visão do diferente;
. Reconhecer o diferente, passível de uma convivência multicultural;
Redigir um texto ilustrado, que possibilite mostrar um conhecimento real e aprofundado da diversidade cultural.
Distribuição de aulas e Interação disciplinar:
Março: 03 aulas
. Aula inaugural – apresentar a proposta de trabalho para o ano letivo; em seguida,  palestra sobre o tema com convites extensivos a professores de Geografia, História, Filosofia e Artes; Diretores, Coordenadores e Supervisores da Escola.
. Visita ao Museu do Índio “Antônio Adauto Leite”; distribuição de textos ilustrativos da temática indígena;
. Levantamento do tema e do título do trabalho proposto em equipes para ao ano letivo; escolha de abordagens da faceta escolhida na temática indígena;


Abril: 05 aulas
. Pesquisa da contribuição de palavras de origem indígena na formação da Língua Portuguesa no Brasil;
.Romantismo Brasileiro – Fase Indianista
.Poesias de Gonçalves Dias Fase Indianista Dramatização da ”Canção do Tamoio”
. Reescrevendo Gonçalves Dias, fase indianista;
.Sarau: Comemoração 19 de abril - Temática Indígena - Dramatização “A Canção do Tamoio”
Interação com professor de artes: Apresentação de artesanato em argila/cerâmica e artefatos ornamentais indígenas
Sala Ambiente, música e vídeos pertinentes ao tema

Maio: 04 aulas
. Pesquisa sobre a estrutura morfo- sintática dos diferentes grupos indígenas, bem como suas capacidades de transmissão oral do conhecimento
.Contribuição de palavras ao Léxico brasileiro (continuação da atividade iniciada no mês de abril);
. Proposta de leitura em prosa – José  de Alencar – Fase Indianista;
. GVGO – Tema Índio imaginário X Índio real

Junho: 04 aulas
. apresentação de vídeos – Índios nos diferentes países;
.Música e Culinária indígena (degustação);
.Pesquisa sobre remanescentes da cultura indígena na região
. Visita

Julho: 02 aulas
. Revisão do 1º Semestre;
. Avaliação dos trabalhos realizados no 1º semestre.

Agosto: 03 aulas
. Religiosidade,  Lendas e Folclore indígena;
. Presença do Pajé e do Feiticeiro tribal;
. Proposta de escrita: Um livro ilustrado em quadrinhos, preferencialmente, para o público infantil. Cada equipe apresentará uma faceta da cultura indígena.

Setembro: 03 aulas
.Reavaliando o índio, suas posturas e contribuição cultural no decorrer dos 514 anos de convivência no Brasil;
.Iniciando o livro;
. Organização e distribuição das contribuições dos membros das equipes.

Outubro: 02 aulas
Viabilização de material que ampliem maior conhecimento para a concretização do livro;
. Concretização do livro, proposto em agosto.

Novembro: 03 aulas
. Fase final – revisão dos livros;
. Apresentação do projeto editorial à comunidade local;
Avaliação da sessão de apresentação.

Dezembro 01 aula
. Avaliação do trabalho anual. Registro dos pontos negativos e positivos do projeto proposto
Glícia Maria Sant’Ana Cronemberger

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