domingo, 6 de abril de 2014

Como trabalhar a cultura indígena na escola


Conhecer o processo de construção de uma nação é uma dimensão valiosa para a escola, no sentido de oferecer oportunidade ao aluno de olhar o passado, bem como o presente, em busca de conhecimento e discernimento sobre a história do país.

Considera-se fundamental que o povo brasileiro tenha conhecimento acerca do sofrimento que as sociedades africanas e indígenas foram expostas, favorecendo uma melhor compreensão das atitudes tomadas pelos índios no decorrer da história do Brasil, conhecimento que deve ser adquirido desde o início da fase escolar, especificamente para os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

No intuito de propiciar ao professor uma exploração abrangente em relação à história indígena nas escolas sugere-se questões que irão somar na inclusão dessa abordagem inovadora que foi imposta por uma nova lei:

• Propiciar ao aluno o conhecimento dos aspectos positivos e afirmativos dessa população em relação à cultura nacional, bem como os acontecimentos considerados negativos naquele instante;
• Fazer associações às tradições negras e indígenas usando como exemplos a música, a culinária, as artes plásticas entre outros;


• Enfatizar que os negros chegaram como escravos, porém não eram cativos naquela época;

• Informar a existência de populações e grupos com domínios de metalurgia e técnicas agrícolas, sendo que essas riquezas adquiridas foram incorporadas juntamente com a criatividade e inovação no âmbito da cultura brasileira;

• Esclarecer que apesar da violência e destruição sofridas, ocasionaram contribuições positivas e criativas que refletem até hoje na história do Brasil;

• Trabalhar com cantigas de roda;

• Identificar e conhecer os alimentos oriundos da cultura indígena, por exemplo: Informar que a mandioca é um produto originado da cultura indígena do México, sendo levada para a Europa;

• Trabalhar com a história indígena, pesquisando coisas com nomes de origens indígenas;

• Conscientizar os alunos a respeito da distribuição dos povos indígenas pelo mundo;

• Informar que vários povos indígenas são descendentes dos habitantes originais das terras ocupadas e colonizadas. Por exemplo: as etnias nativas dos Estados Unidos, os aborígenes australianos, entre outros;

• Destacar a contribuição indígena na cultura até os dias atuais.

Vale ressaltar que a cultura indígena possui um imenso universo de informações a serem estudadas e que compete ao professor realizar inserindo o conteúdo com outras matérias e não ser trabalhado como uma disciplina isolada.
Associar a cultura indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos alunos, resulta em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições do país e conseqüentemente o saber da história do seu país.

Saiba Mais!

Em 10 de março de 2008, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lei referente à inclusão obrigatória no currículo das escolas públicas e particulares de nível fundamental e médio, o ensino de história e cultura indígena brasileira.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Contribuição: Humberta Porto

3 comentários:

  1. Projeto pedagógico de abordagem da temática indígena na escola
    Transformando a Realidade: Projeto Pedagógico de Abordagem das Culturas e História dos Povos Indígenas
    Temática: Indígena na Escola
    Nome da Escola Municipal Benício dos Reis
    Público alvo: Alunos do 2º ano – Ensino Médio
    Duração: um (o1) ano - 30 aulas
    Matéria: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação
    Justificativa: Educar para o respeito à diversidade sócio cultural e maior compreensão no diálogo dessa construção, transportando, assim, a realidade cultural distante para um conhecimento real palpável.
    Objetivo Geral:
    Conhecer realidades culturais estranhas ao conhecimento diário da “sociedade convencional” proporcionando espaço de convivência multicultural.
    Objetivos Específicos:
    . Viabilizar um conhecimento mais real e amplo quanto à realidade indígena;
    . Identificar técnicas de abordagens comunicativas de entrosamento cultural;
    .Debater conceitos e atritos existentes entre as diferenças culturais e quanto à visão do diferente;
    . Reconhecer o diferente, passível de uma convivência multicultural;
    Redigir um texto ilustrado, que possibilite mostrar um conhecimento real e aprofundado da diversidade cultural.
    Distribuição de aulas e Interação disciplinar:
    Março: 03 aulas
    . Aula inaugural – apresentar a proposta de trabalho para o ano letivo; em seguida, palestra sobre o tema com convites extensivos a professores de Geografia, História, Filosofia e Artes; Diretores, Coordenadores e Supervisores da Escola.
    . Visita ao Museu do Índio “Antônio Adauto Leite”; distribuição de textos ilustrativos da temática indígena;
    . Levantamento do tema e do título do trabalho proposto em equipes para ao ano letivo; escolha de abordagens da faceta escolhida na temática indígena;


    Abril: 05 aulas
    . Pesquisa da contribuição de palavras de origem indígena na formação da Língua Portuguesa no Brasil;
    .Romantismo Brasileiro – Fase Indianista
    .Poesias de Gonçalves Dias Fase Indianista Dramatização da ”Canção do Tamoio”
    . Reescrevendo Gonçalves Dias, fase indianista;
    .Sarau: Comemoração 19 de abril - Temática Indígena - Dramatização “A Canção do Tamoio”
    Interação com professor de artes: Apresentação de artesanato em argila/cerâmica e artefatos ornamentais indígenas
    Sala Ambiente, música e vídeos pertinentes ao tema

    Maio: 04 aulas
    . Pesquisa sobre a estrutura morfo- sintática dos diferentes grupos indígenas, bem como suas capacidades de transmissão oral do conhecimento
    .Contribuição de palavras ao Léxico brasileiro (continuação da atividade iniciada no mês de abril);
    . Proposta de leitura em prosa – José de Alencar – Fase Indianista;
    . GVGO – Tema Índio imaginário X Índio real

    Junho: 04 aulas
    . apresentação de vídeos – Índios nos diferentes países;
    .Música e Culinária indígena (degustação);
    .Pesquisa sobre remanescentes da cultura indígena na região
    . Visita

    Julho: 02 aulas
    . Revisão do 1º Semestre;
    . Avaliação dos trabalhos realizados no 1º semestre.

    Agosto: 03 aulas
    . Religiosidade, Lendas e Folclore indígena;
    . Presença do Pajé e do Feiticeiro tribal;
    . Proposta de escrita: Um livro ilustrado em quadrinhos, preferencialmente, para o público infantil. Cada equipe apresentará uma faceta da cultura indígena.

    Setembro: 03 aulas
    .Reavaliando o índio, suas posturas e contribuição cultural no decorrer dos 514 anos de convivência no Brasil;
    .Iniciando o livro;
    . Organização e distribuição das contribuições dos membros das equipes.

    Outubro: 02 aulas
    Viabilização de material que ampliem maior conhecimento para a concretização do livro;
    . Concretização do livro, proposto em agosto.

    Novembro: 03 aulas
    . Fase final – revisão dos livros;
    . Apresentação do projeto editorial à comunidade local;
    Avaliação da sessão de apresentação.

    Dezembro 01 aula
    . Avaliação do trabalho anual. Registro dos pontos negativos e positivos do projeto proposto
    Glícia Maria Sant’Ana Cronemberger

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