Conhecer o processo de construção de uma nação é uma dimensão valiosa para a escola, no sentido de oferecer oportunidade ao aluno de olhar o passado, bem como o presente, em busca de conhecimento e discernimento sobre a história do país.
Considera-se fundamental que o povo brasileiro tenha conhecimento acerca do sofrimento que as sociedades africanas e indígenas foram expostas, favorecendo uma melhor compreensão das atitudes tomadas pelos índios no decorrer da história do Brasil, conhecimento que deve ser adquirido desde o início da fase escolar, especificamente para os alunos do Ensino Fundamental e Médio.
No intuito de propiciar ao professor uma exploração abrangente em relação à história indígena nas escolas sugere-se questões que irão somar na inclusão dessa abordagem inovadora que foi imposta por uma nova lei:
• Propiciar ao aluno o conhecimento dos aspectos positivos e afirmativos dessa população em relação à cultura nacional, bem como os acontecimentos considerados negativos naquele instante;
• Fazer associações às tradições negras e indígenas usando como exemplos a música, a culinária, as artes plásticas entre outros;
• Enfatizar que os negros chegaram como escravos, porém não eram cativos naquela época;
• Informar a existência de populações e grupos com domínios de metalurgia e técnicas agrícolas, sendo que essas riquezas adquiridas foram incorporadas juntamente com a criatividade e inovação no âmbito da cultura brasileira;
• Esclarecer que apesar da violência e destruição sofridas, ocasionaram contribuições positivas e criativas que refletem até hoje na história do Brasil;
• Trabalhar com cantigas de roda;
• Identificar e conhecer os alimentos oriundos da cultura indígena, por exemplo: Informar que a mandioca é um produto originado da cultura indígena do México, sendo levada para a Europa;
• Trabalhar com a história indígena, pesquisando coisas com nomes de origens indígenas;
• Conscientizar os alunos a respeito da distribuição dos povos indígenas pelo mundo;
• Informar que vários povos indígenas são descendentes dos habitantes originais das terras ocupadas e colonizadas. Por exemplo: as etnias nativas dos Estados Unidos, os aborígenes australianos, entre outros;
• Destacar a contribuição indígena na cultura até os dias atuais.
Vale ressaltar que a cultura indígena possui um imenso universo de informações a serem estudadas e que compete ao professor realizar inserindo o conteúdo com outras matérias e não ser trabalhado como uma disciplina isolada.
Associar a cultura indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos alunos, resulta em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições do país e conseqüentemente o saber da história do seu país.
Saiba Mais!
Em 10 de março de 2008, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lei referente à inclusão obrigatória no currículo das escolas públicas e particulares de nível fundamental e médio, o ensino de história e cultura indígena brasileira.
Considera-se fundamental que o povo brasileiro tenha conhecimento acerca do sofrimento que as sociedades africanas e indígenas foram expostas, favorecendo uma melhor compreensão das atitudes tomadas pelos índios no decorrer da história do Brasil, conhecimento que deve ser adquirido desde o início da fase escolar, especificamente para os alunos do Ensino Fundamental e Médio.
No intuito de propiciar ao professor uma exploração abrangente em relação à história indígena nas escolas sugere-se questões que irão somar na inclusão dessa abordagem inovadora que foi imposta por uma nova lei:
• Propiciar ao aluno o conhecimento dos aspectos positivos e afirmativos dessa população em relação à cultura nacional, bem como os acontecimentos considerados negativos naquele instante;
• Fazer associações às tradições negras e indígenas usando como exemplos a música, a culinária, as artes plásticas entre outros;
• Enfatizar que os negros chegaram como escravos, porém não eram cativos naquela época;
• Informar a existência de populações e grupos com domínios de metalurgia e técnicas agrícolas, sendo que essas riquezas adquiridas foram incorporadas juntamente com a criatividade e inovação no âmbito da cultura brasileira;
• Esclarecer que apesar da violência e destruição sofridas, ocasionaram contribuições positivas e criativas que refletem até hoje na história do Brasil;
• Trabalhar com cantigas de roda;
• Identificar e conhecer os alimentos oriundos da cultura indígena, por exemplo: Informar que a mandioca é um produto originado da cultura indígena do México, sendo levada para a Europa;
• Trabalhar com a história indígena, pesquisando coisas com nomes de origens indígenas;
• Conscientizar os alunos a respeito da distribuição dos povos indígenas pelo mundo;
• Informar que vários povos indígenas são descendentes dos habitantes originais das terras ocupadas e colonizadas. Por exemplo: as etnias nativas dos Estados Unidos, os aborígenes australianos, entre outros;
• Destacar a contribuição indígena na cultura até os dias atuais.
Vale ressaltar que a cultura indígena possui um imenso universo de informações a serem estudadas e que compete ao professor realizar inserindo o conteúdo com outras matérias e não ser trabalhado como uma disciplina isolada.
Associar a cultura indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos alunos, resulta em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições do país e conseqüentemente o saber da história do seu país.
Saiba Mais!
Em 10 de março de 2008, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lei referente à inclusão obrigatória no currículo das escolas públicas e particulares de nível fundamental e médio, o ensino de história e cultura indígena brasileira.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Contribuição: Humberta Porto
Projeto pedagógico
ResponderExcluirprojeto pedagógico
ResponderExcluirProjeto pedagógico de abordagem da temática indígena na escola
ResponderExcluirTransformando a Realidade: Projeto Pedagógico de Abordagem das Culturas e História dos Povos Indígenas
Temática: Indígena na Escola
Nome da Escola Municipal Benício dos Reis
Público alvo: Alunos do 2º ano – Ensino Médio
Duração: um (o1) ano - 30 aulas
Matéria: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação
Justificativa: Educar para o respeito à diversidade sócio cultural e maior compreensão no diálogo dessa construção, transportando, assim, a realidade cultural distante para um conhecimento real palpável.
Objetivo Geral:
Conhecer realidades culturais estranhas ao conhecimento diário da “sociedade convencional” proporcionando espaço de convivência multicultural.
Objetivos Específicos:
. Viabilizar um conhecimento mais real e amplo quanto à realidade indígena;
. Identificar técnicas de abordagens comunicativas de entrosamento cultural;
.Debater conceitos e atritos existentes entre as diferenças culturais e quanto à visão do diferente;
. Reconhecer o diferente, passível de uma convivência multicultural;
Redigir um texto ilustrado, que possibilite mostrar um conhecimento real e aprofundado da diversidade cultural.
Distribuição de aulas e Interação disciplinar:
Março: 03 aulas
. Aula inaugural – apresentar a proposta de trabalho para o ano letivo; em seguida, palestra sobre o tema com convites extensivos a professores de Geografia, História, Filosofia e Artes; Diretores, Coordenadores e Supervisores da Escola.
. Visita ao Museu do Índio “Antônio Adauto Leite”; distribuição de textos ilustrativos da temática indígena;
. Levantamento do tema e do título do trabalho proposto em equipes para ao ano letivo; escolha de abordagens da faceta escolhida na temática indígena;
Abril: 05 aulas
. Pesquisa da contribuição de palavras de origem indígena na formação da Língua Portuguesa no Brasil;
.Romantismo Brasileiro – Fase Indianista
.Poesias de Gonçalves Dias Fase Indianista Dramatização da ”Canção do Tamoio”
. Reescrevendo Gonçalves Dias, fase indianista;
.Sarau: Comemoração 19 de abril - Temática Indígena - Dramatização “A Canção do Tamoio”
Interação com professor de artes: Apresentação de artesanato em argila/cerâmica e artefatos ornamentais indígenas
Sala Ambiente, música e vídeos pertinentes ao tema
Maio: 04 aulas
. Pesquisa sobre a estrutura morfo- sintática dos diferentes grupos indígenas, bem como suas capacidades de transmissão oral do conhecimento
.Contribuição de palavras ao Léxico brasileiro (continuação da atividade iniciada no mês de abril);
. Proposta de leitura em prosa – José de Alencar – Fase Indianista;
. GVGO – Tema Índio imaginário X Índio real
Junho: 04 aulas
. apresentação de vídeos – Índios nos diferentes países;
.Música e Culinária indígena (degustação);
.Pesquisa sobre remanescentes da cultura indígena na região
. Visita
Julho: 02 aulas
. Revisão do 1º Semestre;
. Avaliação dos trabalhos realizados no 1º semestre.
Agosto: 03 aulas
. Religiosidade, Lendas e Folclore indígena;
. Presença do Pajé e do Feiticeiro tribal;
. Proposta de escrita: Um livro ilustrado em quadrinhos, preferencialmente, para o público infantil. Cada equipe apresentará uma faceta da cultura indígena.
Setembro: 03 aulas
.Reavaliando o índio, suas posturas e contribuição cultural no decorrer dos 514 anos de convivência no Brasil;
.Iniciando o livro;
. Organização e distribuição das contribuições dos membros das equipes.
Outubro: 02 aulas
Viabilização de material que ampliem maior conhecimento para a concretização do livro;
. Concretização do livro, proposto em agosto.
Novembro: 03 aulas
. Fase final – revisão dos livros;
. Apresentação do projeto editorial à comunidade local;
Avaliação da sessão de apresentação.
Dezembro 01 aula
. Avaliação do trabalho anual. Registro dos pontos negativos e positivos do projeto proposto
Glícia Maria Sant’Ana Cronemberger