Transformando a Realidade: Projeto
Pedagógico de Abordagem das Culturas e História dos Povos Indígenas
Temática: Indígena na Escola
Nome da Escola Municipal Benício
dos Reis
Público alvo: Alunos do 2º ano – Ensino Médio
Duração: um (o1) ano - 30 aulas
Matéria: Língua Portuguesa,
Literatura Brasileira e Redação
Justificativa: Educar para o
respeito à diversidade sócio cultural e maior compreensão no diálogo dessa
construção, transportando, assim, a realidade cultural distante para um
conhecimento real palpável.
Objetivo Geral:
Conhecer realidades culturais estranhas ao
conhecimento diário da “sociedade convencional” proporcionando espaço de
convivência multicultural.
Objetivos Específicos:
. Viabilizar um conhecimento mais
real e amplo quanto à realidade indígena;
. Identificar técnicas de abordagens comunicativas de
entrosamento cultural;
.Debater conceitos e atritos
existentes entre as diferenças culturais e quanto à visão do diferente;
. Reconhecer o diferente,
passível de uma convivência multicultural;
Redigir um texto ilustrado, que
possibilite mostrar um conhecimento real e aprofundado da diversidade cultural.
Distribuição de aulas e Interação
disciplinar:
Março: 03 aulas
. Aula inaugural – apresentar a
proposta de trabalho para o ano letivo; em seguida, palestra sobre o tema com convites extensivos
a professores de Geografia, História, Filosofia e Artes; Diretores,
Coordenadores e Supervisores da Escola.
. Visita ao Museu do Índio
“Antônio Adauto Leite”; distribuição de textos ilustrativos da temática
indígena;
. Levantamento do tema e do
título do trabalho proposto em equipes para ao ano letivo; escolha de
abordagens da faceta escolhida na temática indígena;
Abril: 05 aulas
. Pesquisa da contribuição de
palavras de origem indígena na formação da Língua Portuguesa no Brasil;
.Romantismo Brasileiro – Fase
Indianista
.Poesias de Gonçalves Dias Fase
Indianista Dramatização da ”Canção do Tamoio”
. Reescrevendo Gonçalves Dias,
fase indianista;
.Sarau: Comemoração 19 de abril -
Temática Indígena - Dramatização “A Canção do Tamoio”
Interação com professor de artes:
Apresentação de artesanato em argila/cerâmica e artefatos ornamentais indígenas
Sala Ambiente, música e vídeos
pertinentes ao tema
Maio: 04 aulas
. Pesquisa sobre a estrutura
morfo- sintática dos diferentes grupos indígenas, bem como suas capacidades de
transmissão oral do conhecimento
.Contribuição de palavras ao
Léxico brasileiro (continuação da atividade iniciada no mês de abril);
. Proposta de leitura em prosa –
José de Alencar – Fase Indianista;
. GVGO – Tema Índio imaginário X
Índio real
Junho: 04 aulas
. apresentação de vídeos – Índios
nos diferentes países;
.Música e Culinária indígena
(degustação);
.Pesquisa sobre remanescentes da
cultura indígena na região
. Visita
Julho: 02 aulas
. Revisão do 1º Semestre;
. Avaliação dos trabalhos
realizados no 1º semestre.
Agosto: 03 aulas
. Religiosidade, Lendas e Folclore indígena;
. Presença do Pajé e do
Feiticeiro tribal;
. Proposta de escrita: Um livro
ilustrado em quadrinhos, preferencialmente, para o público infantil. Cada
equipe apresentará uma faceta da cultura indígena.
Setembro: 03 aulas
.Reavaliando o índio, suas
posturas e contribuição cultural no decorrer dos 514 anos de convivência no
Brasil;
.Iniciando o livro;
. Organização e distribuição das
contribuições dos membros das equipes.
Outubro: 02 aulas
Viabilização de material que
ampliem maior conhecimento para a concretização do livro;
. Concretização do livro,
proposto em agosto.
Novembro: 03 aulas
. Fase final – revisão dos livros;
. Apresentação do projeto
editorial à comunidade local;
Avaliação da sessão de
apresentação.
Dezembro 01 aula
. Avaliação do trabalho anual.
Registro dos pontos negativos e positivos do projeto proposto
Glícia Maria Sant’Ana
Cronemberger
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