terça-feira, 1 de abril de 2014



A PESCA E A CAÇA TUYUCA

folha_02redimensionadoÀs vezes os Tuyuka saem para pescarias e expedições de caça em lugares mais distantes, em rios com mais peixes. Lá constroem uma tenda de cobertura de palha chamada tapiri, fazem fogo para se aquecer à noite, para cozinhar ou defumar (moquear) os peixes.
Passam dias e noites na pescaria, aproveitando também as oportunidades de caça.
Os homens tuyuka pescam muito, sendo o peixe sua principal fonte de proteína. Comem mais peixe do que caça.
Os Tuyuka usam seus instrumentos tradicionais de pesca como o puçá de tucum, matapi, cacuri, jequi, timbó e caiá. (tipos de armadilhas fixas ou móveis feitas de madeira ou talas de palmeiras), mas também usam instrumentos industrializados, como anzóis de metal e linhas de nylon.
A caça existe em maior quantidade no centro da mata, bem longe do movimento das comunidades e seu entorno. Estes locais são ricos de caça, mas também são perigosos.
É comum os caçadores saírem com espingarda, e alguns possuem cães de caça, que localizam animais no mato.
Antigamente os Tuyuka caçavam mais com arco e flecha e zarabatana. A zarabatana é um tubo longo feito com uma palmeira de mesmo nome, que tem seu miolo oco. Através do tubo são soprados pequenos dardos envenenados, que paralisam a presa atingida. É mais usada para atingir macacos e aves, no alto.
Costumam caçar animais como antas, porcos-do-mato (caititus e queixadas), macacos, tatus e outros. Dos répteis, caçam e comem lagartos, teiús e jacarés.
Jabutis e aves, como jacamins são pegos na mata e criados como animais de estimação, e por isso nunca são consumidos como alimentos.
(texto das comunidades Tuyuka de Pari Acima, Alto Rio Tiquié)

FONTE: Histórias tuyuka de rir e de assustar

Autor: Associação Escola Indígena Utapinopona Tuyuka
Editora: ISA/Foirn/Associação Escola Indígena Utapinopona Tuyuka


Acessado em: http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/alimentacao


Por Amanda Quiossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário