Cada nação indígena possui crenças e rituais religiosos diferenciados,
porém as tribos
acreditam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados e para estes deuses e
espíritos costumam fazer rituais,
cerimônias e festas.
O pajé é o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo e algumas tribos chegam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais, isso mostra que as tribos acreditam numa vida após a morte.
O pajé é o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo e algumas tribos chegam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais, isso mostra que as tribos acreditam numa vida após a morte.
A pajelança é um ritual de cura realizado pelos índios, o qual fica na
responsabilidade do pajé (curandeiro e líder espiritual da aldeia). No ritual,
o pajé bebe uma espécie de bebida afrodisíaca conhecida como tafiá e
evoca espíritos de ancestrais ou de animais da floresta. Esta evocação serve
para pedir orientação no processo de cura do paciente, o líder pajé muitas vezes costuma queimar
algumas ervas e plantas secas para passar ou jogar suas cinzas sobre o corpo do
paciente. Durante o ritual, o pajé costuma dançar euforicamente e faz mímica
representando o animal que está incorporando no momento. Algumas tribos eram
canibais, os tupinambás que habitavam o litoral da região sudeste do Brasil
eram uma destas. A antropofagia era
praticada, pois acreditavam que ao comerem carne humana do inimigo estariam
incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos, e desta forma, não se alimentavam da carne de
pessoas fracas ou covardes. A prática do canibalismo era feita em rituais
simbólicos.
Já a origem das
manifestações religiosas destas sociedades, provavelmente confundem-se com a
própria origem deste fenômeno em todos os povos primitivos. É interessante
notar que, inclusive a literatura sobre o tema, é difícil encontrar a
referência específica à expressão RELIGIÃO dos povos indígenas. Talvez por
causa do mais divulgado conceito sobre o que seja a religião, o religar-se. Não
parece que é exatamente essa a conotação do próprio indígena sobre sua própria religiosidade.
Não parece haver essa “necessidade” de religação a alguma coisa. Para o indígena, existe uma íntima ligação dele com a natureza e desta com Deus. Mesmo que muitas vezes eles façam algumas tentativas de personifica-lo, ainda assim essa ligação permanece, entende-se que a origem das manifestações religiosas destes povos é atender algumas necessidades, as quais são de explicar aspectos de seu mundo para os quais não possuía pistas objetivas ou concretas. Necessidade de justificar certas regras de comportamento que promovem o bem (no sentido de sobrevivência ) do grupo, necessidade de transmitir a cultura para as gerações futuras. Os indígenas ensinam que devemos cuidar e proteger a natureza, pois o homem e parte dela assim como ela e parte do homem. Os principais deuses indígenas são: Amanaci (deus da chuva), Iaci (da Lua), Araci (do dia) e Coaraci (do Sol). Entre as deusas femininas, Iara, deusa das águas, é a mais conhecida.
Não parece haver essa “necessidade” de religação a alguma coisa. Para o indígena, existe uma íntima ligação dele com a natureza e desta com Deus. Mesmo que muitas vezes eles façam algumas tentativas de personifica-lo, ainda assim essa ligação permanece, entende-se que a origem das manifestações religiosas destes povos é atender algumas necessidades, as quais são de explicar aspectos de seu mundo para os quais não possuía pistas objetivas ou concretas. Necessidade de justificar certas regras de comportamento que promovem o bem (no sentido de sobrevivência ) do grupo, necessidade de transmitir a cultura para as gerações futuras. Os indígenas ensinam que devemos cuidar e proteger a natureza, pois o homem e parte dela assim como ela e parte do homem. Os principais deuses indígenas são: Amanaci (deus da chuva), Iaci (da Lua), Araci (do dia) e Coaraci (do Sol). Entre as deusas femininas, Iara, deusa das águas, é a mais conhecida.
Atualmente, algumas comunidades indígenas utilizam a escrita.
Com o passar dos anos a relação da religião/ sociedade indígena vem sofrendo um
tipo de extermínio que tem acabado com a sua cultura, costumes, hábitos e
crenças, o qual é conhecido por
etnocídio, o qual refere-se não apenas a destruição física, mas,
principalmente, à destruição da cultura de um povo, do seu modo de vida, dos
seus hábitos, das suas crenças, da sua língua, sua tecnologia, dos seus
costumes. Isso se manifesta principalmente no fato de não se aceitar o índio
como tal, constrangendo-o a transformar-se em brasileiro.
Hoje em dia pode-se constatar que o mais importante para estes indígenas é a preservação da sua cultura, origem e crenças, pois os mesmo pretendem continuar pertencendo a um grupo específico com seus próprios costumes e tradições.
Hoje em dia pode-se constatar que o mais importante para estes indígenas é a preservação da sua cultura, origem e crenças, pois os mesmo pretendem continuar pertencendo a um grupo específico com seus próprios costumes e tradições.
Texto elaborado através de buscas e leituras de textos,
artigos sobre religião e crenças indígenas.
Colaboradora - Rubiléia
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